segunda-feira, 28 de junho de 2021

COMUNIDADE: A busca por segurança no mundo atual - BAUMAN, Zygmunt.


Viver em comunidade nos implica a sensação de coisas boas as quais estão arraigadas à própria palavra quando paramos para imaginá-la. Bauman em sua obra intitulada Comunidade, busca desmistificar o sentido comum da palavra, para ele “a comunidade é fiel à sua natureza (ou a seu modelo ideal) apenas na medida em que ela é distinta, autossuficiente, pequena”. As três características se unem na efetiva proteção dos membros da comunidade em relação às ameaças a seus modos habituais. Embora pareça que nunca deixaremos de sonhar com a comunidade, mas também jamais encontraremos em qualquer comunidade autoproclamada os prazeres que imaginamos em nossos sonhos. Porque ou seremos humanos sem segurança ou sem liberdade; mas não podemos ter as duas ao mesmo tempo e ambas na quantidade que quisermos, afirma Bauman. Em sua obra ele nos apresenta dois mitos para pensarmos Comunidade, o de Adão e Eva e o da punição de Tântalo, os dois mitos não são histórias divertidas, eles tem seu objetivo que é ensinar por meio da reiteração por meio de mensagens que os ouvintes (leitores) só podem esquecer ou negligenciar se quiserem.
“A promoção da segurança sempre requer o sacrifício da liberdade, enquanto esta só pode ser ampliada à custa da segurança. Mas segurança sem liberdade eqüivale a escravidão; e a liberdade sem segurança eqüivale a estar perdido e abandonado. Essa circunstância provoca nos filósofos uma dor de cabeça sem cura conhecida. Ela também torna a vida em comum um conflito sem fim, pois a segurança sacrificada em nome da liberdade tende a ser a segurança dos outros; e a liberdade sacrificada em nome da segurança tende a ser a liberdade dos outros”.
Eric Hobsbawm diz que: “a palavra ‘comunidade’ nunca foi utilizada de modo mais indiscriminado e vazio do que nas décadas em que as comunidades no sentido sociológico passaram a ser difíceis de encontrar na vida real”. A comunidade acaba por se tornar uma quimera.



REFERÊNCIA:

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade:  a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. Disponível em: https://observatorio03.files.wordpress.com/2010/02/bauman_zygmunt_-_comunidade1.pdf Acesso: 28/Junho/2021. (Leitura dos capítulos: Uma introdução, ou bem-vindos à esquiva comunidade e A agonia de Tântalo).

Sugestão de Vídeo:

Bauman: Café Filosófico - Estratégias para a vida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7BbMKM1bcSw&t=449s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conclusão do Componente Curricular: Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade

  Ao decorrer de todo o Componente Curricular, foram apresentadas diversas abordagens de questões sociais, culturais e políticas do pensamen...