segunda-feira, 28 de junho de 2021

Será que realmente entendemos a palavra "sociedade"?

 

Partindo daquela velha e não errônea compreensão de sociedade, Norbert Elias traz uma outra forma de pensar sociedade. A qual só existe porque isoladamente as pessoas fazem coisas que se estruturam e geram transformações que se tornam históricas independentes das intenções particulares. Norbert traz em sua obra Sociedade dos Indivíduos, o exemplo singelo porém de grande relevância deixado por Aristóteles, da relação entre as pedras e casa, considerando que tanto o indivíduo quanto a sociedade conjuntamente formada, eles são igualmente desprovidos de objetivos, nenhum existe sem o outro, simplesmente existem, embora essa observação não passa de um canal evidente. Há uma ordem invisível nos quais os objetivos individuais são introduzidos, não devendo sua origem a soma de vontades, segundo Norbert a interdependência das funções humanas sujeita ao indivíduo na formação da sociedade. E quaisquer tenham sido os ancestrais da humanidade até onde podemos ver, a uma cadeia ininterrupta de pais e filhos, e não se pode entender como e porque os indivíduos se ligam em uma cadeia maior. "A forma individual do adulto é uma forma específica de cada sociedade a qual ele está inserido". 

“Não existe um grau zero da vinculabilidade social do indivíduo, um começo ou ruptura nítida em que ele ingresse na sociedade como que vindo de fora, como um ser não afetado pela rede, e então comece a se vincular a outros seres humanos, o indivíduo sempre existe no nível mais fundamental, na relação com os outros, e essa relação tem uma estrutura particular específica de sua sociedade”.



REFERÊNCIA:

NORBERT, Elias. A Sociedade dos Indivíduos (1939) In: A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994 (tópico I e II), p. 12 a 26 do pdf.

Você pode fazer download do texto através deste Qr Code








SUGESTÃO DE VIDEO:

Biografia de Norbert Elias; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lNxq_B9Oz9I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conclusão do Componente Curricular: Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade

  Ao decorrer de todo o Componente Curricular, foram apresentadas diversas abordagens de questões sociais, culturais e políticas do pensamen...