01/06 - Durante a aula inaugural do Componente Curricular, foi apresentado as abordagens de questões sociais, culturais e políticas do pensamento social contemporâneo. Relação indivíduo e sociedade. Igualdade e diferença. Identidades e alteridades. Marcadores sociais da diferença: gênero, classe, etnia e raça. Dominação, poder e violência simbólica. Modernidade e pós-modernidade. Democracia e pensamento pós-colonial. Genealogia do Poder e Biopolítica, a serem consideradas durante todo o CC.
Tendo por Objetivos Gerais:
Apresentar e debater algumas das principais questões dos séculos XX e XXI, quer sejam sociais, culturais ou políticas.
Estimular a percepção dos alunos sobre a sociedade na qual estão inseridos e as transformações pela quais ela passa.
Possibilitar que os/as estudantes possam interpretar e refletir de forma crítica sua posição na sociedade contemporânea.
E Objetivos Específicos:
Fornecer elementos para que os alunos possam confrontar diferentes interpretações acerca das principais questões dos séculos XX e XXI;
Identificar processos, mudanças, tendências e contradições de natureza sociocultural.
Indagar as lógicas associados às formas de relação construídas no universo cultural contemporâneo;
Identificar os processos, dispositivos e tecnologias que conformam o estabelecimento de relações de poder e dominação entre distintas subjetividades sociais e políticas.
Referências Bibliográficas:
Norbert Elias;
Eric Hobsbawm;
Guy Debord;
Zygmunt Bauman;
Richard Sennett;
André Lemos;
Carla Akotirene;
Nenhum comentário:
Postar um comentário