segunda-feira, 28 de junho de 2021

Introdução ao Componente Curricular


 01/06 - Durante a aula inaugural do Componente Curricular, foi apresentado as abordagens de questões sociais, culturais e políticas do pensamento social contemporâneo. Relação indivíduo e sociedade. Igualdade e diferença. Identidades e alteridades. Marcadores sociais da diferença: gênero, classe, etnia e raça. Dominação, poder e violência simbólica. Modernidade e pós-modernidade. Democracia e pensamento pós-colonial. Genealogia do Poder e Biopolítica, a serem consideradas durante todo o CC.

Tendo por Objetivos Gerais:

  1. Apresentar e debater algumas das principais questões dos séculos XX e XXI, quer sejam sociais, culturais ou políticas. 

  2.  Estimular a percepção dos alunos sobre a sociedade na qual estão inseridos e as transformações pela quais ela passa. 

  3. Possibilitar que os/as estudantes possam interpretar e refletir de forma crítica sua posição na sociedade contemporânea.

E Objetivos Específicos: 

  1. Fornecer elementos para que os alunos possam confrontar diferentes interpretações acerca das principais questões dos séculos XX e XXI; 

  2. Identificar processos, mudanças, tendências e contradições de natureza sociocultural. 

  3. Indagar as lógicas associados às formas de relação construídas no universo cultural contemporâneo; 

  4. Identificar os processos, dispositivos e tecnologias que conformam o estabelecimento de relações de poder e dominação entre distintas subjetividades sociais e políticas.

Referências Bibliográficas:

  • Norbert Elias;

  • Eric Hobsbawm;

  • Guy Debord;

  • Zygmunt Bauman;

  • Richard Sennett;

  • André Lemos;

  • Carla Akotirene;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conclusão do Componente Curricular: Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade

  Ao decorrer de todo o Componente Curricular, foram apresentadas diversas abordagens de questões sociais, culturais e políticas do pensamen...