Com a informatização da sociedade, começou na década de 70 do século XX, parece já estar estabelecida nas principais cidades ocidentais desenvolvidas. Uma nova fase da sociedade da informação, iniciada com a popularização da internet na década de 80, e radicalizada com o desenvolvimento da computação sem fio, pervasiva e ubíqua, a partir da popularização dos telefones celulares, das redes de acesso à internet. Trata-se de transformações nas práticas sociais, na vivência do espaço urbano e na forma de produzir e consumir informação.
A cibercultura nada mais é que a cultura contemporânea marcada por tecnologias digitais, vivemos a cibercultura de diversas formas como: cartões inteligentes, home banking, celulares e tantos outros meios tecnológicos.
A cibercultura nasce no desdobramento da relação da tecnologia com a modernidade. Como diz Lemos, a internet é uma incubadora de instrumentos de comunicação, o maior uso da internet é para busca efetiva de conexão social (e-mail, listas, blogs, fóruns, webcams…). "Poderíamos dizer que o nosso futuro do presente é mais humano do que o futuro do passado pensado pelas utopias e distopias do século XX. Assim, longe de um mundo dos Jetsons (limpo, feliz, asséptico, robotizado) ou mesmo de um total deserto do real de 1984, a sociedade contemporânea está viva no que o humano tem de mais radical, um presente caótico, violento. Devemos assim estar abertos às potencialidades das tecnologias da cibercultura e atentos às negatividades das mesmas. Devemos tentar compreender a vida como ela é e buscar compreender e nos apoderar dos meios sócio-técnicos da cibercultura. Isso garantirá a nossa sobrevivência cultural, estética, social e política para além de um mero controle maquínico do mundo. Para os que sabem e querem olhar, nas diversas manifestações socioculturais da cibercultura contemporânea podemos constatar que ainda há vida para além da artificialização total do mundo".
Um texto de fácil compreensão e realista, segue uma sugestão de um vídeo, onde Lemos aborda alguns pontos atuais da cibercultura no mundo, e no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=hCFXsKeIs0w